fbpx

Dicas infalíveis para diminuir o estresse e conseguir emagrecer

Como você se sente após passar por um momento de estresse ou ansiedade?

Tipo quando você sai mega cansada do trabalho e pega um trânsito infernal, ou quando precisa finalizar urgente aquela apresentação super phoda que seu chefe te pediu?

No meu caso, eu costumava ficar super estressada, ansiosa, meu coração parecia que ia sair pela boca e dava patada no primeiro que aparecia na minha frente. (#vergonha)

Mas eu nem imaginava o MAL que isso tudo causava para a minha saúde.

O que acontece é que o cérebro aciona a liberação do hormônio cortisol (o famosinho hormônio do estresse) que em excesso, pode causar doenças como a obesidade, pressão alta e baixa qualidade de vida.

Só para piorar mais um pouco, estudos mostraram que níveis altos de cortisol aumentam a vontade de comer alimentos com açúcar e gordurosos. SOCORRO!!

Mas, como a gente já sabe, pra tudo se dá um jeito nesta vida. Para diminuir o cortisol e controlar a ansiedade, resolvi encarar algumas mudanças que só me trouxeram benefícios.

Pratique a respiração profunda e elimine o estresse

O Estresse faz a respiração ficar mais rápida e curta. Para normalizar os níveis de cortisol, é muito importante realizar a respiração diafragmática de 5 a 10 minutos, todos os dias. Faça disso um hábito!

  • Escolha uma posição confortável: sentado ou deitado
  • Coloque as mãos no abdômen (barriga) próxima ao umbigo para sentir a movimentação abdominal durante a respiração
  • Inspire pelo nariz contando até quatro. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir; Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao inspirar conte até quatro para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos;
  • Retenha o ar por dois tempos mantendo a barriga e os pulmões cheios;
  • Expire lentamente pela boca, contando até cinco, esvaziando completamente o pulmão e depois a barriga;
  • Reinicie os movimentos após reter os pulmões vazios por dois tempos.

Procure efetuar os movimentos respiratórios de tal forma que haja pouco movimento torácico (movimento do peito) e mais movimentos abdominais (movimento de barriga).

respiração anti estresse

Viu como é fácil? Esta é uma técnica simples que pode ser usada em qualquer lugar e quando sentir necessidade.

Faça exercícios

Pratique exercícios de baixa intensidade como Pilates, Yoga ou uma simples caminhada de 30 minutos. Isso já vai ajudar a diminuir o cortisol.

Eu considero a Yoga um santo remédio, por ser o mais completo em todos os sentidos. Os benefícios são diversos como a queima de calorias, antienvelhecimento, reduz estresse, elimina dores no corpo, melhora a flexibilidade e inclusive, cura até doenças como o câncer.

Graças ao Yoga, obtive muitos benefícios na minha vida. Consegui não só curar uma síndrome do pânico, depressão como também melhorei minha autoestima, saúde, emagreci e ganhei mais flexibilidade.

Utilize a meditação ao seu favor

Aproveite os benefícios da Yoga e complemente com a meditação. Costumo a meditar todos os dias, principalmente após a pratica de Yoga. Além de diminuir o estresse, ajuda a combater insônia, depressão, aumenta as emoções positivas e encontrar um propósito de vida.

Em um momento na minha vida, quando estava desesperada prestando um processo seletivo de emprego, eu comecei a meditar utilizando técnicas de respiração e mentalização. Coincidência ou não, eu consegui conquistar a vaga em primeiro lugar…do jeitinho que eu mentalizei.

Alimente-se adequadamente

A nutrição pode influenciar o cortisol para melhor ou para pior.
A ingestão de açúcar é um dos alimentos clássicos para liberação de cortisol. Tente trocar por adoçantes naturais como a Estévia ou o Xilitol.

Evite alimentos industrializados, que são aqueles feito em grande escala e estão cheios de conservantes químicos. Consuma alimentos naturais e frescos.
Faça seu próprio pão ou um bolo fit ao invés de consumir aqueles do supermercado que se dizem fit ou light. Inclusive, aqui tem receitas deliciosas para comer sem culpa. Dá uma olhadinha lá!

Existem alguns alimentos específicos que podem beneficiar os níveis de cortisol como, o chocolate amargo, (não vale comer a barra toda de uma vez!) frutas mais ácidas e de baixo carboidrato, peixes, grãos como lentilhas, grão de bico e algumas sementes como o amendoim.

Ahh! E não deixe de se hidratar, pois isso influencia super na diminuição do cortisol.

Massagem

Humm, nada melhor que receber uma massagenzinha para acalmar qualquer ser deste planta. Existem vários tipos de massagens como a antiestresse, com pedras quente, shiatsu e uma centena delas que vão te ajudar a ficar calminho, calminho.

Outra alternativa que vale MUITO a pena é ter um massageador elétrico. Eu tenho um e é sensacional! Parece até que tem uma pessoa te fazendo shiatsu…tudo de bom! Vale a pena o investimento, pois você pode utilizar a hora que quiser, no corpo todo e o tempo que desejar!

E para que tiver interesse em saber mais dessa belezinha, é só clicar na imagem abaixo:

Eu pesquisei bastante antes de comprar, pois existem muitas marcas que são fajutas, quebram rápido e não tem assistência.

Esse massageador da Relaxmedic, é super potente, tem como ligar o aquecimento para potencializar ainda mais o efeito da massagem aliviando dores. A qualidade é ótima e ainda oferecem 1 ano de garantia. Eu SUPER recomendo!

Ouça música e dance

É uma das melhores terapias e está comprovado em pesquisas que a musicoterapia diminui os níveis de cortisol em pacientes. Portanto, quando estiver se sentindo estressado, escute uma música suave e deixe que ela baixe seu cortisol.

Una o útil ao agradável. Coloque um som, aproveite para mexer os esqueletos e dance. Qualquer tipo de dança, mesmo aquelas na frente do espelho, é uma ótima aliada do bem-estar, autoestima e saúde.

Eu me sinto a Carla Perez dançando na frente do espelho, só que não, rsrs! Até meu bofe já me pegou no flagra! #seráquesoulouca?  😀

Seja alegre

O riso alegre pode realmente reduzir a produção de cortisol. Então, procure aquele amigo palhaço, assista vídeos ou filmes engraçados ou lembre-se de acontecimentos alegres para baixar o cortisol.

Indico muito os filmes do Paulo Gustavo. Eu saio até rouca de tanto dar risada!

Post criado 31

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo