O que mais escuto das pessoas é: Como vou fazer atividades físicas se não tenho tempo para nada? Trabalho 12 horas por dia, como consigo me exercitar?
De fato essa correria toda, o estresse do dia a dia deixa a gente esgotada e sem ânimo no final do dia.
Mas, respondendo a pergunta, SIM, é possível arrumar um tempo para se exercitar! Mas como, meu Deus???
Primeiro passo antes de inserir atividades físicas numa rotina maluca
Antes de mais nada, precisamos eliminar algumas crenças limitantes de achar que não vai conseguir, que falta energia, tempo ou motivação. Uma vez que acredita nisso, seu subconsciente vai aceitar essas desculpas e te deixará se deliciando na famosa zona de conforto.
Então você precisa mudar DE VEZ esses pensamentos conflitantes de dor e associar a algo prazeroso, pois é assim que funciona nosso cérebro.
“Se falta de tempo fosse desculpa, somente os desocupados teriam sucesso”
Essa frase de Fávio Augusto, fala tudo!
Já passei por fases bem complicadas na minha vida, tendo que administrar meu tempo entre faculdade, trabalho, estudos, casa e entre outras coisas mais. Eu saía de casa antes das 6 horas da manhã e só voltava depois das 23 horas.
Era uma rotina bem puxada e sei que muita gente também tem e muitas vezes bem pior que isso! Mas adivinha? Se eu conseguia encontrar um tempinho para fazer um pouco de atividades físicas, acredito que você também consegue! Só basta querer e entrar em ação!
Implementando as atividades físicas mesmo sem tempo
Como eu trabalhava por muito tempo sentada, eu procurava levantar várias vezes para pegar uma água ou um café e aproveitava para me movimentar e alongar um pouco.
Na hora do almoço, eu comia minha comidinha leve e logo depois saía para caminhar pelo menos de 15 minutos a meia hora. Como eu trabalhava em um prédio, eu sempre preferia subir de escadas ao invés de pegar o elevador.
Três vezes por semana, eu fazia um treino rápido de 15 minutos em casa mesmo, antes de ir para o trabalho.
Com mais tempo nos finais de semana, eu conseguia fazer atividades físicas mais longas como, andar de bicicleta e ir para academia.
Então, perceba como é possível quebrar os exercícios em vários momentos no seu dia. Somando tudo, você terá se exercitado de 30 minutos à 1 hora por dia!
Agora que te mostrei que existem algumas maneiras de se exercitar, mesmo “sem tempo”, te deixo mais dicas fáceis para introduzir no seu dia a dia.
1 – Levante 15 minutos mais cedo do que está habituado (seja a hora que for) e faça exercícios.
Pode parecer loucura, mas é uma questão de costume! A gente se habitua a TUDO! Basta ter força de vontade e um sorriso no rosto!
Eu decidi acordar às 5 horas da manhã para poder realizar minhas tarefas pessoais antes de começar a rotina diária.
Neste caso, eu aproveito para fazer 15 minutos de meditação, meia hora de exercícios ou yoga, meia hora de leitura e mais 5 minutos para escrever no meu diário.
É comprovado que, acordar às 5 da manhã e realizar meditação e exercício, traz enormes benefícios a saúde além do seu dia ser bem mais produtivo.
Se tiver interesse em saber mais a respeito, leia o livro best seller “O Milagre da Manhã”. Você vai se sentir tentado a fazer tudo que o autor ensina.
Voltando a falar dos exercícios, para te ajudar, eu postei um treino bem bacana que você pode conferir aqui e fazer no conforto da sua casa!
No youtube também está cheio de treinos legais como por exemplo o HIIT, que é aquele treino curto e de alta intensidade que não precisa nem de equipamentos, apenas o peso do seu corpo.
2 – Tente se movimentar o máximo que puder
Se mora ou trabalha em apartamento, esqueça o elevador e escolha subir de escada. Decida usar as escada para subir, sempre que possível em qualquer lugar que for! Só não é aconselhado descer, pois sobrecarregará muito os joelhos.
É um ótimo exercício aeróbico que queima a gordurinha e ajuda a fortalecer as pernocas!
3 – Faça caminhadas sempre que possível
Por exemplo, se você vai de ônibus para o trabalho ou para qualquer outro lugar, pare um ou dois pontos antes e vá caminhando.
Aproveite o intervalo do seu trabalho e chame um colega para uma caminhada. Ou se ele não quiser, coloque um som que você goste para ser a sua companhia. Você não vai nem perceber o tempo passar!
5 – Exercite por pelo menos 5 minutos, quando chegar em casa
Se possível, ao chegar em casa após o trabalho, faça apenas cinco minutinhos de corda, polichinelo, mountain climber, agachamento ou de corrida estática.
Escolha um exercício que goste mais e faça sempre!
6 – Aproveite os dias livres e faça um exercício mais intenso e longo
Aproveite seu dia livre para fazer exercícios mais intenso por um tempo maior como correr, ir na academia, andar de bicicleta ou nadar. Se tiver filhos, inclua eles nesta proposta saudável e torne este momento numa diversão.
Enfim! Como diz o mestre coach Antony Robins, “Movimento gera movimento!”.
Adaptando esses pequenos hábitos de praticar exercício durante seu dia, você se tornará mais produtivo e você vai encarar as tarefas com muita mais energia e disposição!