fbpx
quem é o inimigo da dieta

Você sabe quem é o MAIOR inimigo da dieta?

Já notou que quando você resolve levar a dieta a sério, é incrível como surgem várias tentações no meio do caminho? Resultado: Você desanima total e mete o pezão na jaca, devorando tudo o que vê pela frente. Consequentemente, vem aquele sentimento de culpa horroroso.
Mas, você sabe quem é o maior inimigo da sua dieta? Te dou uma chance? É a sua própria mente.

Minha irmã, costumava me alertar, dizendo: ” Naná! Comer sentindo culpa, engorda!” – Mas eu nunca dava muita importância. Eu ficava sempre me restringindo e levava super a sério a dieta, até o momento que eu me revoltava e chutava o balde.

Mas depois que eu resolvi estudar e entrar mais a fundo nas questões psicológicas, eu finalmente consegui captar o que ela queria me dizer. Realmente minha irmã tinha total razão, a culpa pesa toneladas e tudo começa por causas desse grande inimigo da dieta, ou seja, das nossas crenças negativas de achar que comer é o maior pecado do mundo, o que na verdade é um grande prazer, isso sim!

Hoje, por experiência própria, eu posso afirmar que a mente possui um papel fundamental na saúde e na balança. Mas claro que não existe milagre se não houver algumas mudanças na rotina e no modo de pensar. Isso só depende de você!

A nossa mente pode ser um inimigo da dieta somente se você deixar! Mas se quiser desintoxicar seu cérebro e o corpo, siga essas dicas simples e com fé, persistência e paciência, pode ter certeza que o resultado chegará!

Quem disse que dieta é ruim?

Por que não podemos sentir aquela sensação gostosa de uma refeição leve? Você é aquela pessoa que acha que só existe sabor em comidas gordurosas e ricas em carboidrato? Será que não é porque você está preparando sua alimentação sem a atenção e amor que merece?

Creio que a maior dificuldade seja pela falta de criatividade e tempo para cozinhar. E não precisa ser uma refeição mega elaborada, pois é possível comer uma salada com frango todo dia e cada dia fazer disso uma refeição diferente, mudando apenas a forma de preparação.

A culpa pesa toneladas

culpa - inimigo da dieta

Como eu disse antes, a culpa pesa horrores! Por isso, não adianta se hostilizar quando quiser comer alguma coisa fora do planejado (desde que isso seja exceção, não regra!).

Faça um planejamento para isso! Permita-se consumir o que te dá prazer verdadeiramente 1 ou 2 vezes por semana. Isso faz bem ao corpo e te ajuda a ter mais determinação para seguir em frente.

Meditação

Meditar

Como sempre, gosto muito de citar nos meus posts sobre os milagres da meditação! Desde de que passei a meditar todos dias por pelo menos meia horinha, só venho colhendo os benefícios.

Não acredita? Então, faça um teste por pelo menos 30 dias e depois me fala como se sente. Relaxar a mente vai diminuir a ansiedade e consequentemente também irá diminuir a vontade de atacar as guloseimas.

Não existe uma regra definida para se meditar, as únicas exigências é sentar ou deitar numa posição confortável e respirar profundamente por um tempo até abaixar a frequências cardíaca. Se quiser, pode colocar uma música relaxante. Faça o tempo que você achar conviniente, eu gosto de meditar por pelo menos meia hora.

Também, vale a pena dar uma pesquisada no youtube, pois existem muitos vídeos que ajudam a meditar.

Respiração mata a fome emocional

respiracao

Está comprovado por pesquisas que a respiração adequada provoca vários benefícios ao corpo e mente. Principalmente quando estamos ansiosos!

Toda vez que eu me vejo acelerada e nervosa, eu paro por alguns minutinhos e faço a respiração abdominal bem tranquila…é tiro e queda!! Quanto mais vezes você fizer no dia, melhor o resultado! Basta testar para comprovar os multi benefícios.

Neste post, eu mostro de forma ilustrada o passo a passo de como fazer a respiração usando o diafragma. Inclusive ela é muito utilizada por quem pratica yoga e meditação.

Os amigos também podem ser um inimigo da dieta

amigos inimigos da dieta

Cuidado com aquelas companhias que querem te levar sempre para “o brejo” junto com eles. Aliás, o que não falta são pessoas querendo dividir aquele bolo “inofensivo” jorrando cobertura para todos os lados. Esses são um dos piores inimigos da dieta!

Mas se a tentação for muito grande, não se prive! Não tem problema em dividir um docinho, desde de que não se torne um hábito!

Dica: O que mata minha vontade avassaladora de atacar doces, é tomar um cafezinho puro (sem adoçar) e um pedaço de chocolate 80% cacau sem açúcar. Adoro!! Dessa forma eu posso sair com as amigas formigas sem extrapolar.

E você, o que faz para não exagerar nos doces?

Não use a comida como desculpa para seus problemas

inimigo da dieta

Se você acha que a comida vai resolver seus problemas e se tornar sua melhor amiga, está cometendo um grande erro, pois irá apenas alimentar as suas emoções. Se está desanimado, come. Se está chateado, come. Se está feliz, também come!

Por isso, é muito importante diferenciar a fome física da fome emocional para conseguir tratar o problema da gula.

– A fome física é uma necessidade fisiológica e normalmente ocorre umas três vezes por dia. Não é seletiva, ou seja: não é aquela fome específica de hambúrguer, por exemplo.
A fome emocional é quando você procura saciar determinados sentimentos com certos tipos de alimentos como doces, bolos, pizzas e entre outros.

Não sabote os exercícios

Outro inimigo da dieta é cortar os exércicios quando está cansado, ou possui um novo compromisso, ou quando a rotina está complicada. O exercício serve justamente para ajudar a reduzir o nível de estresse e ansiedade.

Para não perder a motivação, é importante variar os exercícios. Eu já até falei sobre este assunto neste post aqui. Desta forma você você não enjoa de treinar e ajuda a manter diferentes partes do cérebro em atividade — bem como exercícios de coordenação e alongamento.

Chás e sucos que turbinam a dieta

sucos e chás

Aproveite os benefícios dos chás e sucos para desintoxicar o corpo e acalmar a mente. Existem ervas, plantas e frutas que tem o poder de desintoxicar o corpo, acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Sempre utilizo as receitas do livro “Receitas para secar” quando quero fazer um chá ou suco turbinado para dar uma secada. Também já testei algumas receitas de doces e é MARA! Senti também que os chás e os sucos dão uma aliviada nas “lombrigas” por doce…rsrs!

Fica a dica: O material do Receitas para secar é super completo, com várias receitas naturais de sucos, chás, sobremesas e sopas. Tem até acesso a um grupo vip no Facebook e no WhatsApp acompanhado por coachs que dão suporte ao usuário. O link para ver mais detalhes, é esse aqui!

Durma bem

dormir bem

Não dormir o suficiente afeta o hormônio responsável pela ansiedade, pela saciedade, pelo metabolismo e pelo controle de gordura corporal.

Se está sentindo dificuldade para dormir, tome um chá de camomila e mulungu, faça respiração diafragmática bem lentamente e medite um pouco antes de se deitar.
Estas dicas são ótimas para quem tem problemas para dormir, como eu tinha.

Subir na balança o tempo todo é um erro!

dieta

Se você está fazendo dieta, mas a balança não abaixa, é muito fácil desanimar. Mas o fato do ponteiro não abaixar é super normal! Não significa que seu esforço está indo por água abaixo, existem vários fatores que influenciam na variação do peso como, retenção de líquido, ganho de massa magra, bexiga cheia, tpm… Então, “don´t worry, be happy!”

Se quiser mesmo saber se está emagrecendo, tire uma foto do antes/depois e analise a diferença, ou tente entrar naquela calça apertada para ver o quanto emagreceu.

Aprenda algo novo todos os dias

Esta, por incrível que pareça, é a minha dica preferida! Pode parecer um pouco estranho, mas uma mente alimentada por novos assuntos, reduz as chances de atacar a geladeira.

Faça do aprendizado um hábito diário, desta maneira você mantém o cérebro ativo e estimulado. Graças ao youtube (e outras ferramentas), temos chances de aprender uma infinidade de coisas como outros idiomas, receitas lights (isso não foi uma indireta, rsrs), treinos, tocar um instrumento e etc. Até audio livros eu escuto, enquanto faço a minha faxina ou caminhada.

Exagerou? Não tem problema! Use a lei da compensação

salada

Quando eu to afim de escapar da dieta eu procuro me planejar no dia para comer BEM menos nas outras refeições. Sim, eu tento compensar e isso funciona super bem para mim!

Por exemplo, se eu quiser jantar um hambúrguer de bacon acompanhado de batatas fritas, no café da manhã e no almoço eu procuro comer pouquíssimo, para compensar o monte de caloria que vou ingerir no jantar.

Além disso, aproveito para fazer um treino bem intenso, tipo um hiit, para ajudar no gasto calórico e não exceder a ingestão de caloria no dia.

Mas não adianta achar que compensar exercícios com comida já é o suficiente e que, por isso, merece comer o que quiser no dia. A regra é clara: para perder peso você precisa queimar mais calorias do que consome. inimigo da dieta

Dietas radicais não são eficazes

Cortar o carbo nem sempre é uma boa opção. Pois vai chegar um momento que você voltará a consumi-lo e sem dúvida, o peso vai voltar rapidinho.

É melhor reduzir a quantidade e não eliminá-los totalmente das suas refeições. Sem contar que os carboidratos são uma fonte saudável de energia para os exercícios físicos.

Beliscar, não pooode!

chocolates

Evite beliscar guloseimas o tempo todo. Para evitar, eu procuro fazer outra coisa que me distraia como, praticar exercício, ler, ouvir musica, cantar, dançar. Enfim, faça qualquer atividade que estimule a mente e libere muitos hormônios do prazer e satisfação. Dessa forma te impede de beliscar em momentos de muita tensão.

Uma dica simples e eficaz, que ajuda antes de resolver abrir a geladeira ou armário para atacar algo, é colocar um post it grande escrito ‘Pare’ ou ‘Perigo’ com algumas perguntas de alerta. – Estou fisicamente com fome? Este alimento ou bebida vai me ajudar a alcançar ou manter um peso saudável? Vale a pena correr este risco?

Tente refletir sobre quais sentimentos estão levando para o comportamento naquele momento, para tomar uma ação correta.

Faça uma dieta que seja boa para você

Gente, não adianta nada entrar numa dieta e parar após perder alguns quilos. A sua dieta tem que ser seu estilo de vida “forever“.
Pare de associar a dieta a algo ruim e comece a perceber que existem formas de substituir o ruim pelo bom com ingredientes mais saudáveis e não muito calóricos.

O problema é ficar testando um monte de dietas “da moda“, pois isso afeta o cérebro e o metabolismo de forma negativa. Faça uma dieta que sirva para você, se nao vai desitir em pouco tempo!

Dou várias dicas de receitas deliciosas de doces e refeições fit, para comer sem pesar a consciência e transformar a dieta em algo prazeroso e não uma sofrência. Clique aqui para conferir as recetinhas!

Além disso, existem programas on-line super sérios feitos por profissionais que vale a pena. O melhor é que não precisa gastar rios de dinheiro com consulta, porque é barato, confiável e FUNCIONA! E é legal também porque você pode testar por um tempo e se caso não gostar, eles devolvem o dinheiro!

Eu recomendo vários, é só dar uma olhadinha na lateral direita do site, em “Testados e Aprovados“. O mais conhecido e que eu particularmente gosto bastante é o DIETA DE 21 DIAS. Por ser algo mais rápido, vai dar aquele empurrão no metabolismo…aí o resto, é contigo! 😉

E esses foram os segredos que utilizo para transformar o inimigo da dieta em melhor amigo e conseguir manter a mente e o corpo saudável, no peso ideal. E o melhor, SEM CULPA!!

inimigo da diet

Post criado 31

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo